quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Missa e Formação com Diac. Daniel

“Sois o meu abrigo,o meu escudo,
na vossa palavra pus a minha esperança”


(Sl 119,114)



No dia 11 de setembro o Diácono Daniel deu uma formação para o grupo da MDJ/SP sobre o Documento Verbum Domini do Papa Bento XVI (sobre a Palavra de Deus na vida e na Missão da Igreja).
A 2ª Etapa da Missão Dehoniana Juvenil em Lavras usará este documento como refencial e a partilha do diácono contribui muito para a formação dos missionários e também foi uma forma da MDJ se unir a toda Igreja na comemoração do mês da Biblia.
Foi uma formação “Mão na Massa”, todos os missionários tinham o documento e o Diacono nos apresentou os principais pontos da Exortação:
Exortação Apostólica Pós-sinodal do Papa Bento XVI Verbum Domini, refere-se a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre "A palavra de Deus na vida e na missão da Igreja", que aconteceu no Vaticano em de outubro de 2008.
A exortação está dividida em três partes: Primeira parte está intitulada Verbum Dei; segunda parte, Verbum in Ecclesia, e Terceira parte, Verbum mundo.
A Verbum Dei (Palavra de Deus), fala sobre o impulso dado pelo Concílio Vaticano II na redescoberta da Palavra de Deus na vida da Igreja e reforça que o Cristinanismo é O Santo Padre a religião da Palavra de Deus, que se realizou na pessoa de Jesus Cristo.
A segunda parte, Verbum in Eclesia (Palavra da Igreja), aborda a relação da Palavra de Deus com a liturgia. Nesta parte o Papa aborda a importância da correta ponto, Bento XVI correta preparação dos leitores e também pede que se melhore a qualidade das homilias, destacando que se devem evitar homilias genéricas e abstratas, e que as leituras da Bíblia não devem ser substituídas por outros textos.
Nesta parte o Papa também falou sobre a importância da Leitura Orante da Biblia.
E por fim a terceira parte, Verbum mundo (Palavra no Mundo), é dedicada à consciência missionária. O Papa fala sobre a liberdade das pessoas de escutar e da Igreja de proclamar a Palavra de Deus. Neste ponto , Bento XVI se dirige aos que ainda são perseguidos por causa de Cristo, principalmente na Ásia e na África.
Nós missionários dehonianos,ficamos muito animados por mais uma oportunidade de conhecer mais o Pai e as coisas belas que tem em nossa igreja, e pedimos a graça de a exemplo de São Pedro de a cada dia confiar mais em Nosso Senhor Jesus: “Porque Tu o dizes,lançarei as redes”( Lc 5,5)
Claudia Adão

Nenhum comentário:

Postar um comentário